Apresentação

Considerando a prática do princípio de indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão, propomos este evento como um espaço de discussão, valorização e atuação da sociedade imperatrizense quanto às políticas públicas de cultura, patrimônio e educação, fundamentais para convivência social, a fruição da cidade e a construção da identidade cultural local. 
             Há, em Imperatriz, uma grande carência de espaços institucionais de cultura, públicos ou privados, e quando os há são praticamente desconhecidos pela maior parte da população. Há uma clara deficiência de museus, centros de cultura popular, arquivos públicos e mesmos os poucos monumentos históricos ou construções arquitetônicas são pouco referenciados nos discursos das pessoas ou imprensa da cidade. 
            No entanto, vários movimentos têm surgido reivindicando políticas públicas de cultura para a cidade, são produtores culturais, artistas, intelectuais, e mesmo gestores tem se unido para debater essa necessidade como expressão do esforço de reconstrução de uma identidade cultural com referenciais mais nítidos. Assim, este evento daria sua contribuição através da divulgação e debate de ações e pesquisas voltadas para os temas do patrimônio, da cultura e da educação numa cidade plural, mas com várias formas de exclusões. Serão debatidas e apresentadas soluções para o presente da cidade, mas com sérias implicações para as novas gerações, que tem desenvolvido uma cidadania carente de direitos culturais, entre tantos outros direitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário